30/05/09

Sitar

"Sitar é um instrumento musical de origem árabetibetana e principalmente indiana, e é o instrumento símbolo da música deste país. Tornou-se conhecido no Ocidente graças a sua introdução na música pop do guitarrista da banda The BeatlesGeorge Harrison, amigo do instrumentista Ravi Shankar.

Instrumento de corda pulsada, tal como a guitarra, o banjo, a cítara e o alaúde, entre outros. Se destaca por seu som metálico e glissandos. O nome “sitar” provém do persa, e significa “de três cordas”, o que é uma alusão à forma original do instrumento. Atualmente o sitar apresenta um grande número de cordas, em geral dezoito, sendo as mesmas subdivididas em três categorias: as cordas de execução, as cordas de bordão ou pontuação, e as cordas simpáticas, ou simpatéticas. As cordas de execução e as de bordão sempre constituem num total de sete, porém o número de cada categoria pode variar, podendo ser três de bordão e quatro de execução, ou vice-versa. As cordas de execução são as mais usadas, por serem as usadas para o toque da melodia de uma peça musical. As cordas de bordão, ou de pontuação, possuem um timbre mais metálico em relação às outras, e são usadas basicamente para acompanhamento. As cordas simpáticas, ou simpatéticas, são as mais numerosas. Geralmente elas só são tocadas quando se deseja fazer um glissando; do contrário, elas não são tocadas e apenas vibram por simpatia harmônica ao toque das outras cordas. Normalmente, apresentam-se em número de onze cordas, porém alguns modelos de sitar podem apresentar até quinze cordas simpáticas. Muitos sitars atualmente possuem um segundo ressonador, feito de cabaça, posicionado atrás do braço, em posição oposta à do bojo do instrumento. Alguns sitars ainda possuem trastes móveis, o que permite que o músico toque com mais facilidade determinadas peças musicais" Wikipédia

Pescarias

24/05/09

AvEiRo()

O sax e a cidade

A exposição o "sax e a cidade", depois de ter estado patente no Performas  Bar segue agora para o Conservatório de Música de Aveiro.
Inaguração dia 25 de maio pelas 18 horas e vai decorrer ate dia 6 de junho 
Estao convidados a aparecer 
 

O mEu FiEL AmiGo

15 anos

24/04/09

Aveiro sax fest

Pelo segundo ano consecutivo vai realizar-se o festival de saxofone  no conservatório de música de Aveiro. No ano passado fiz a "reportagem" do acontecimento e surgiu a ideia de fazer uma exposiçao fotográfica. E de ideia em ideia , misturar fotos da cidade com o festival surgiu "o Sax e a cidade" 
Entao ficam convidados a aparecer Perfomas Bar   no dia 29 de abril pelas 22 horas para a inauguração da mesma. 

09/04/09

BrInCaR CoM A Luz e CoM A côR


Consegui fazer quase o que queria ... Tempo cinzento pouca luz apesar de ser de dia e umas cores fantasticas desta flor que está em tantos jardins ao pé de nôs.
Algum vento abana a flor,esperar que acalme ... compor, focar ..disparar..ups mexeu :)
tão simples e tao dificil ao mesmo tempo ,sentir o momento ..
Ficam duas de algumas que fiz 

07/04/09

In My dreams

2006

contra a poluição

2006

As CarAíBaS ALeNtEjAnAs



Algures em Santo-andré no horizonte consegue-se perceber ainda a bela serra da arrábida
2006

MoMeNtOs ùNiCoS..


Está me apetecer voltar ao passado e ver o que já fiz.. muitas imagens nunca mostrei, provavelmente porque escolhi outras na altura. Mas tenho encontrado umas coisas engraçadas neste meu Baú.
Samouqueira numa bela tarde passada com o amigo David Marques 
Sony v3 (ja velhinha) ;)
julho 2006