26/10/08

the lost of a dream


Eles não sabem que o sonho

é uma constante da vida

tão concreta e definida

como outra coisa qualquer,

como esta pedra cinzenta

em que me sento e descanso,

como este ribeiro manso

em serenos sobressaltos,

como estes pinheiros altos

que em verde e oiro se agitam,

como estas aves que gritam

em bebedeiras de azul

...

António Gedeão

Pedra filosofal

Santo André

21/10/08

Sós


Sós,

irremediavelmente sós,

como um astro perdido que arrefece.

Todos passam por nós

e ninguém nos conhece.

Os que passam e os que ficam.

Todos se desconhecem.

Os astros nada explicam:

Arrefecem

Nesta envolvente solidão compacta,

quer se grite ou não se grite,

nenhum dar-se de outro se refracta,

nehum ser nós se transmite.

Quem sente o meu sentimento

sou eu só, e mais ninguém.

Quem sofre o meu sofrimento

sou eu só, e mais ninguém.

Quem estremece este meu estremecimento

sou eu só, e mais ninguém.

Dão-se os lábios, dão-se os braços

dão-se os olhos, dão-se os dedos,

bocetas de mil segredos

dão-se em pasmados compassos;

dão-se as noites, e dão-se os dias,

dão-se aflitivas esmolas,

abrem-se e dão-se as corolas

breves das carnes macias;

dão-se os nervos, dá-se a vida,

dá-se o sangue gota a gota,

como uma braçada rota

dá-se tudo e nada fica.

Mas este íntimo secreto

que no silêncio concreto,

este oferecer-se de dentro

num esgotamento completo,

este ser-se sem disfarçe,

virgem de mal e de bem,

este dar-se, este entregar-se,

descobrir-se, e desflorar-se,

é nosso de mais ninguém.

António Gedeão

"São nas coisas mais simples, que surge a inspiração para mais bela obra de arte!"
"O que brilha com luz própria, nada pode apagar."
Pablo Milanez

20/10/08

O peixe é meu !

"A felicidade não existe; existem, sim, momentos felizes que fazem a vida mais feliz."

Atitude

19/10/08

A ti flor


Na terra húmida,
Onde antes era um viço
Que lá germinava,
Do húmus trazido à superfície,
Que da flor já brotava,
O que na semente sobrava
Por encantamentos -
Que da poesia
É dada à Natureza -,
Uma última vez,
Faltando-me a certeza
E aos joelhos o dispor,
Baixei-me até ti:
E logo me fiz água
E te reguei em flor.

Jorge Humberto

Liberdade



Liberdade é
andar à solta,
brincar
e saltar...
Liberdade é
os homens ruins
não prenderem
os animais,
nem as pessoas.

Alice (6anos)

O fim do dia


Amanha há mais
"É preciso reviver o sonho e a certeza de que tudo vai mudar. É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós, onde os sentimentos não precisam de motivos nem os desejos de razão. O importante é aproveitar o momento e aprender sua duração, pois a vida está nos olhos de quem sabe ver."
"As pessoas que vencem neste mundo são as que procuram as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, as criam."
Bernard Shaw

18/10/08

"Não sou da altura que me vêem, mas sim da altura que meus olhos podem ver."
Fernando Pessoa

Guarda-rios

LImpezas

"Quando estamos cheios de bons pensamentos, parece-nos que o mundo está repleto de oportunidades."

17/10/08

Respirar


"Sorri quando a dor te torturar

E a saudade atormentar

Os teus dias tristonhos, vazios!

Sorri quando tudo terminar

Quando nada mais restar

Do teu sonho encantador!

Sorri quando o sol perder a luz

E sentires uma cruz

Nos teus ombros cansados, doridos!

Sorri ,vai mentindo a sua dor

E ao notar que tu sorris

Todo mundo irá supor

Que és feliz!"


(desconheço o autor)